Friday, October 21, 2011

NELSON PIQUET - 30 Years of his first F-1 Championship




by GloboEsporte.com
Las Vegas, Estados Unidos: 17 de outubro de 1981.
Há 30 anos, a Fórmula 1 conhecia um novo brasileiro campeão mundial em um improvisado circuito montado no estacionamento do hotel Caesars Palace. Nelson Piquet, então com 29 anos e ao volante de uma Brabham-Ford BT-49C, tornava-se o segundo piloto do país a conquistar um título na categoria e encerrava um jejum de sete anos sem títulos brasileiros na F-1.
O triunfo veio após um duelo com o veterano Carlos Reutemann, de 39 anos, piloto da Williams. A decisão do título, no improvisado circuito de rua de Las Vegas, cidade encravada no meio do deserto de Nevada, foi realizada sob fortíssimo calor. O argentino obteve a pole position, enquanto Nelson Piquet saía na quarta posição da corrida. Entretanto, o brasileiro não estava bem no fim de semana: se queixava de enjoos, dores no corpo e vômitos.
Na primeira volta, Reutemann caiu para quinto, superado por Alan Jones, Gilles Villeneuve, Alain Prost e Bruno Giacomelli. O argentino ainda perdeu mais posições e estava apenas em sétimo na 13ª passagem, logo à frente de Nelson Piquet, que vinha poupando o carro. Um acidente entre os dois daria o título ao piloto da Williams, por isso o brasileiro optou pela cautela.
Só que, no fim da 17ª volta, Piquet conseguiu a ultrapassagem na última curva da pista e ganhou a posição. Na 33ª, ele já era o terceiro, após as paradas de Giacomelli e Prost para trocar pneus e os abandonos de Villeneuve e Mario Andretti. Prudente, ele foi superado por Nigel Mansell e Giacomelli, caindo para quinto, posição que já era suficiente para lhe assegurar o título. Mesmo que o brasileiro e Reutemann empatassem em pontos, Piquet seria campeão pelo número de vitórias.
A vitória acabou com Alan Jones, da Williams, mas a maior festa veio 1m16s438 depois. Nelson Piquet cruzou a linha de chegada na quinta posição e levou o título mundial de 1981. Ao todo, na temporada, ele ganhou três provas e fez quatro poles. O brasileiro anotou 50 pontos no total, contra 49 do argentino Reutemann.

No comments:

Post a Comment