Tuesday, March 13, 2012

Um Pouco de Futurologia - 2012


By Andre Botelho

Após os treinos oficiais realizados em fevereiro, não podemos tirar muitas conclusões, mas é possível tirarmos algumas, talvez precipitadas, mas conclusões.
Nesse fim de semana teremos o início da temporada 2012 da F1.
A Red Bull faz o seu tradicional jogo de não chamar a atenção, que deverá se repetir no treino de sexta-feira, mas pela tranquilidade da equipe e pelas declarações dos pilotos, tem um carro extremamente competitivo.
A McLaren parece ter um carro muito bem construído e deverá ser o principal rival da Red Bull em 2012, principalmente pela dupla de pilotos que tem.
A Mercedes deverá se manter como no ano passado e nada mais. Equipe intermediária que normalmente figurará entre 4º e 8º lugares.
A Force Índia parece cada vez mais se firmar no pelotão intermediário e se distanciando do final do pelotão. Certeza que vai roubar pontos das equipes mais da frente.
A Sauber deverá chamar mais atenção pela dupla de pilotos do que pelo carro. Brigará do 9º ao 13º durante o ano.
A Williams deve se manter como no ano passado, um fiasco total. Sorte para B. Senna que tem por obrigação bater o Pastor Maldonado e fazer corridas arrojadas para mostrar serviço, pois só tem contrato para 2012.
A equipe que deve surpreender esse ano é a Lotus. Após o imbróglio com a Caterham, consegui ficar com a marca e viu a Renault se afastar definitivamente do controle da equipe. Com a contratação de Kimi Raikkonen, que motivado é um excelente piloto, deverá fazer frente à Ferrari e Mercedes e eventualmente disputar com Red Bull e McLaren.
Mas o ponto mais marcante de tudo o que vimos até agora é a decepção da Ferrari com o equipamento que tem. Esse ano deverá ser sofrível para a equipe de Maranello que cada vez mais se distancia da ponta e se aproxima das equipes intermediárias. Possui um piloto excepcional e outro que já mostrou que tem boa capacidade, mas está desmotivado. Alonso pode protagonizar algumas boas corridas e, talvez, alcançar algum pódio. Felipe Massa deverá fazer sua temporada de despedida da equipe, pois não vejo forças para se garantir em 2013.
Não vejo perspectivas diferentes para as demais equipes em relação ao ano passado. Acredito que Caterhan (Ex Lotus F1 Team), Marussia e HRT ficarão na mesma que terminaram 2011, ou seja, fim de pelotão.
Vamos acompanhar a temporada e verificar o percentual de acertos de minhas precipitadas conclusões.

No comments:

Post a Comment