Monday, March 26, 2012

Perez Is Faster Than You....F-1 GP Malaysia 2012




By Andre Botelho
A corrida da Malásia, ocorrida neste domingo, foi uma grande corrida. Nela tivemos de tudo. Um começo soberano da McLaren, estratégias de pista decisivas, erros e acertos e acima de tudo mágica. Mágica de Fernando Alonso, que levou o pior carro que a Ferrari construiu em pelo menos duas décadas a uma vitória emocionante. Essa mágica e a grande corrida feita por um promissor piloto mexicano podem decretar de vez aquilo que já vem sendo especulado a tempos, o “desaparecimento” de Felipe Massa do quadro de empregados da Ferrari.
Os boatos de demissão de Felipe vêm correndo pelo Paddock desde que o piloto simplesmente “desapareceu das pistas” há aproximadamente dois anos. Mas em minha cabeça essa equação não fechava. Felipe Massa é piloto de um país que é o principal mercado da FIAT, dona da Ferrari e um dos maiores, senão o maior, um dos maiores mercados do principal patrocinador da equipe, o banco espanhol Santander. Uma demissão sumária poderia causar uma grande revolta desse povo apaixonado pela F1, revolta muito maior do que a já apresentada quando a equipe ordenou a ultrapassagem de Alonso sobre Felipe em 2010. Claro que não podemos nunca esquecer que brasileiro tem uma memória muito curta.
Mas o que se apresentou nesse fim de semana em Sepang, já me faz torcer pela demissão de Felipe, pois me senti envergonhado pelo desempenho apresentada pelo piloto. O carro da Ferrari é muito ruim, mas, chegar em último lugar (uma vez que os carros que chegaram atrás dele são aqueles de outra categoria) com o companheiro vencendo a corrida é no mínimo constrangedor. Com isso o primeiro problema já estaria resolvido, pois creio que assim como eu, muitos já estão torcendo por sua saída.
Outro fator nessa equação era quem seria o ocupante da vaga. Esse ponto parece estar mais claro após o GP da Malásia. A espetacular corrida de Sérgio Pérez, piloto mexicano de apenas 22 anos, mostrou que realmente ele pode ser uma boa opção para a Ferrari. Sergio já vem sendo especulado na Ferrari há algum tempo e ainda possui um histórico apoio de Carlos Slim, bilionário do ramo das telecomunicações, o que poderia facilitar qualquer questão financeira que se apresentasse. Outro ponto é que por ser um piloto latino e ainda por cima muito habilidoso, como pudemos ver na corrida de ontem, deverá cativar grande carisma junto a população latina como um todo, inclusive junto aos brasileiros.
E por último, o que fazer com Felipe Massa? Solução a vista. Uma troca entre Perez e Massa seria muito simples de se arrumar uma vez que Massa é oriundo da equipe de Peter Sauber que, por sua vez, é um grande parceiro da Ferrari. Assim, todas as arestas estariam aparadas e a equação solucionada.
Espero estar enganado quanto a tudo isso, principalmente quanto ao fim da carreira de Felipe Massa, mas os fatos vêm cada vez mais confirmando a teoria.
É triste vermos um piloto, que chegou a ser campeão mundial de F1 por alguns instantes, acabar dessa forma, mas creio que ele não é mais o mesmo piloto de outrora e que deve procurar novos rumos para a sua vida e carreira, talvez fora da F1.
Nota:
Bruno S. fez a sua melhor corrida desde a chegada a F1 chegando em sexto lugar, inclusive fazendo várias ultrapassagens e mostrou que está no caminho certo junto com um carro que evoluiu bastante com a chegada do motor Renault. Vamos acompanhar. 

No comments:

Post a Comment