By Andre Botelho
GP EUA (Austin-Texas) – Roteiro digno de Hollywood
A Corrida dos EUA teve tantas variáveis que mais parecia um roteiro de Hollywood. Um autódromo maravilhoso com uma infraestrutura de dar inveja, uma pista excelente com pontos de ultrapassagem possibilitando grandes disputas.
Nas pistas, o fim de semana começou com uma disputa entre Vettel e Hamilton pelos melhores tempos e mostrava um Alonso distante dos dois. A distância de Alonso era tal que Felipe Massa andou sistematicamente mais rápido do que ele. Essa situação foi referendada no trino classificatório, em que Vettel fez pole, seguido de perto por Hamilton. Massa fez o sétimo tempo e Alonso apenas o nono. Com a punição de Grosjean, ambos ganharam uma posição, ficando em 6º e 8º.
Como todo bom roteiro, é necessário um vilão digno da história, e nesse caso não foi diferente e tivemos uma vilã, a Ferrari. Com uma manobra legal mas tremendamente anti ética, violou o lacre da caixa de cambio de Massa para que esse perdesse 5 posições e Alonso ganhasse uma. A justificativa era que não significava apenas uma posição, mas sim largar no lado limpo da pista com ambos os carros. A decisão mostrou-se adequada para as pretensões do Espanhol, que conseguiu pular para quarto lugar logo na largada e ainda herdaria um terceiro, devido a quebra de Webber.
Vettel e Hamilton fizeram uma disputa excepcional até que o inglês conseguiu superar o alemão e rumou à vitória, dando assim um gran finale à corrida e ao roteiro. Felipe Massa, mesmo prejudicado pela “estratégia” da Ferrari, chegou em quarto, confirmando a volta de seu bom momento na F1.
Apesar da disputa pelo mundial de pilotos ter ficado para ser resolvida em Interlagos, o mundial de construtores já tem dono... Red Bull Racing fez por merecer pelo terceiro ano seguido. Melhor carro e uma equipe capaz de evoluir sempre faz com que a Red Bull chegue deixando para trás equipes como as lendárias a Alfa Romeu, a Mercedes e a Masserati.
Bruno S. fez uma boa corrida e chegou em 10º, pena que perdeu a 9ª posição a poucas voltas do fim justamente para o companheiro de equipe. Ou Bruno arranja um caminhão de dinheiro ou vai ter que ir atrás de outro assento para 2013.
No próximo final de semana teremos o 41º GP Brasil de F1 e teremos um enviado especial para fazer a cobertura do evento... Esse que vos escreve!!! Tenho a missão de relatar como é a vida do torcedor comum em um GP ao vivo e a cores para que cada um se sinta presente nesse grande evento!!!
P.S.:
Os americanos sabem mesmo fazer um show. Tudo perfeitamente organizado com diversas atrações que culminou com a substituição do tradicional boné da fornecedora de pneus por chapéus de Cowboys em homenagem ao Texas. Ideia GENIAL!!!
Confira o resultado final do GP dos Estados Unidos:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1h35m55s269
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 0s600
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 39s200
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 46s000
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 56s400
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 1m04s400
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 1m10s300
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 1m13s700
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 1m14s500
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1m15s100
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1m24s300
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m24s800
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1m25s500
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
15 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
16 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
Abandonaram:
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – na volta 17
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – na volta 15
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1h35m55s269
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 0s600
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 39s200
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 46s000
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 56s400
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 1m04s400
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 1m10s300
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 1m13s700
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 1m14s500
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1m15s100
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1m24s300
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m24s800
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1m25s500
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
15 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
16 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
Abandonaram:
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – na volta 17
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – na volta 15
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