Sunday, November 6, 2011

AONDE FOI PARAR FELIPE MASSA ?



by Andre Botelho
O piloto da Ferrari está desaparecido desde o GP da Alemanha de 2010.

No esporte profissional existem interesses muito maiores do que o que os fãs podem imaginar, principalmente no esporte a motor em geral. Trata-se de um esporte extremamente caro e que necessita de muito dinheiro para ser praticado. Quem transita por esse meio sabe que o dinheiro é o principal propulsor para o sucesso, infelizmente nem sempre ele acompanha o talento. Isso, muitas vezes, passa despercebido quando a paixão entra nessa equação. Mas essa mesma paixão, principalmente a dos torcedores, deve sempre ser considerada nesse contexto, pois é dela que advêm praticamente todas as receitas do esporte. Infelizmente ela é comumente negligenciada pelos envolvidos com as corridas de automóveis.
Por que toda essa ladainha inicial? Para que possamos entrar em um dos assuntos mais contraditórios dos últimos tempos... Ordens de Equipe!!! Não só ordens de equipe como também os efeitos que elas podem trazer.
Ao analisar a carreira de Felipe Massa antes da famosa frase “Ok, so, Fernando is faster then you...” dita no GP da Alemanha de 2010, veremos um piloto extremamente motivado e combativo, que lutou sempre pelas primeiras posições e que foi vice-campeão por apenas um ponto um ano e meio antes. Após o evento, esse piloto simplesmente desapareceu. Não se vê mais toda aquela vontade e atitude em busca da vitória. Simplesmente sumiu e não deixou recado.
Essa ordem foi dada em um momento extremamente desnecessário em que os dois pilotos da equipe brigavam pelo título e exatamente um ano após o acidente que quase aposentou Felipe Massa das pistas. Todos sabem que foi o dinheiro (do Santander é claro) quem deu a ordem a Felipe e não Rob Smedley.
Muitos podem dizer que existiram outras variáveis, como o acidente sofrido no ano anterior ou, como prega o comentarista Sergio Lago do Canal Speed, “piloto fica um seg. mais lento quando tem um filho...”, mas creio que o desaparecimento de Felipe Massa deu-se naquela corrida.
A visão do Santander e da Fiat, principal patrocinador e proprietária da Ferrari, respectivamente, devem corroborar com a dos políticos brasileiros de que o povo brasileiro não toma nenhuma atitude quanto aos abusos que lhe são impostos e que tem a memória curta. Acho que eles têm toda razão!!!
Tenho plena consciência de que jogo de equipe existe e deve existir em casos, por exemplo, como o do campeonato de Kimi Raikkonen em 2007, campeonato esse que só foi conquistado graças ao referido jogo de equipe. Em situações como a ocorrida em 2010 servem muito mais para afetar a paixão do torcedor, que é o maior ativo que a categoria possui, do que resultados de ordem prática.
Creio que a única forma de encontrar Felipe Massa é com a sua entrada em uma nova equipe de ponta. Em meu ponto de vista a Red Bull seria a melhor chance dele ou ressurgir na categoria ou sumir definitivamente. Espero que ele seja encontrado em breve, pois a F1 está perdendo muito de seu público brasileiro com a falta de um piloto nacional de ponta.

No comments:

Post a Comment