By Andre Botelho
E no deserto do Sakhir...
Na corrida no deserto de Sakihr viu-se a primeira repetição de vencedor na temporada 2013 da F1. Sebastien Vettel venceu a corrida de forma tranquila e já abriu 10 pontos de vantagem para o segundo classificado do campeonato, o Finlandês Kimi Raikkonen. Aliás, o finlandês vem repetindo a constância apresentada no ano passado, desempenho que o fez ficar em terceiro no campeonato de 2012. Completando o pódio, um renascido Romain Grosjean fez a dobradinha da Lotus atrás de Vettel. Por uma incrível coincidência, ou não, ele foi o mesmo pódio da corrida de 2012.
Aliás, a Lotus vem fazendo um campeonato acima das expectativas, muito por causa do equilíbrio de seu carro, fundamental na economia de pneus, mas também pelo bom desempenho de seus dois pilotos. A Lotus está em segundo no campeonato, atrás apenas da Red Bull, com 16 pontos de vantagem sobre a Ferrari.
Mesmo com o bom desempenho da Mercedes no treino classificatório, a única equipe que parecia ser capaz de fazer frente a Vettel era a Ferrari. Mas esse não foi um fim de semana de sorte para a equipe de Maranello. Alonso com um problema na asa móvel de seu carro e Felipe Massa com problemas no carro ocasionado por uma colisão, o que pode ter acarretado o furo de dois pneus durante a corrida, foram parar em posições intermediárias e tiveram que remar muito para tentar fazer algo na corrida. Alonso ainda conseguiu alcançar uma 8ª posição enquanto Felipe Massa, que foi ultrapassado até por Valteri Bottas da Willians, chegou em 15º.
Outro ponto a ser destacado foi a constante corrida de Paul di Resta com a Force Índia. O Escocês chegou a liderar a corrida, no período de trocas de pneus, e quase consegue chegar ao pódio, sendo ultrapassado a poucas voltas do final por Grosjean.
Vale ressaltar também o desempenho bastante agressivo de Sérgio Perez. O mexicano, que já anda com a corda no pescoço, entrou com a faca entre os dentes e travou batalhas espetaculares durante toda a corrida, tendo seu ápice na ultrapassagem sobre Fernando Alonso, tirando-lhe a sexta posição. Se mantiver esse desempenho, Sérgio poderá confirmar que a McLaren realmente fez uma boa opção ao contratá-lo.
Confira a classificação final do GP do Bahrain 2013:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 57 voltas
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 9s1
3 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 19s5
4 - Paul di Resta (ESC/Force India) - a 21s7
5 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 35s2
6 - Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 35s9
7 - Mark Webber (AUS/RBR) - a 37s2
8 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 37s5
9 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 41s1
10 - Jenson Button (ING/McLaren) - a 46s6
11 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1m06s4
12 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 1m12s9
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1m16s7
14 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1m21s5
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m26s3
16 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - a 1 volta
17 - Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
18 - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
19 - Jules Bianchi (FRA/Marussia)- a 1 volta
20 - Max Chilton (ING/Marussia) - a 1 volta
21 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 2 voltas
Não completou a prova:
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 16 voltas