Felipe Massa recebeu um voto de confiança da Ferrari e teve o seu contrato renovado para o ano de 2013. Depois de muitas especulações sobre seu futuro na F1 parece que o piloto brasileiro teve um final feliz.
De todo esse processo, é importante que Felipe entenda o que está nas entrelinhas de sua renovação. Apesar da reação apresentada na segunda metade da temporada, acredito que a renovação com a Ferrari deu-se mais pelas circunstâncias atuais do que pelo desempenho de Massa. Na F1 não existe um piloto pronto e disponível para assumir um carro de Maranello com as características que a Ferrari busca. Com os boatos sobre a contratação de Sebastian Vettel para 2014. Luca de Montezemolo deixou claro que na Ferrari existe um piloto e um escudeiro e nunca dois pilotos. Massa deve entender essa questão e buscar fazer a parte dele sem “atrapalhar” Alonso. Não adianta ficar aborrecido quando mandarem passar ou quando derem preferencias a ele, pois Alonso é o piloto e Massa o escudeiro.
Engana-se quem acha que qualquer piloto pode ser escudeiro da Ferrari. O piloto deve ser competitivo e brigar sempre pelo segundo lugar, atrás de Alonso é claro, pois para a Ferrari muito mais importante do que o campeonato de pilotos é o de equipes. Massa teve que mostrar que pode ajudar a equipe na busca desse título para merecer a renovação, e vem conseguindo fazer isso.
Massa deverá manter esse ritmo e buscar uma vaga em outra equipe de ponta para 2014 se tiver interesse em ser campeão. Existe sempre a possibilidade da vaga deixada por Webber na Red Bull, apesar de não ser a política de a escuderia contratar no mercado. A única possibilidade de isso acontecer na Ferrari é se Fernando Alonso não conseguir desempenhar o papel que dele é esperado, e isso me parece bem difícil.
Acho que o melhor caminho para o brasileiro é lutar muito na Ferrari para conseguir outra equipe de ponta para guiar.
No comments:
Post a Comment