Sunday, October 28, 2012

F-1 GP India 2012 - Vettel Again x 4 !




AFP PHOTO/ PRAKASH SINGH


Foto: Reuters

By Andre Botelho
Chororô ou realidade?
Após a vitória de Sebastian Vettel no GP da Índia, que fez com que o tricampeonato ficasse ainda mais perto das mãos do alemão, Alonso deu uma entrevista em que afirmou lutar também contra Adrian Newey e não apenas contra Vettel. O asturiano refere-se às atualizações que o Red Bull de Vettel recebeu no decorrer da temporada que fizeram com que ele saísse de 4º colocado no campeonato para 1º em quatro corridas, diga-se de passagem, com quatro vitórias.
Alonso tem razão. A pelo menos duas décadas, desde as surpreendentes Williams e suas magnificas suspensões eletrônicas que o projetista vem despejando todo o seu talento nos carros da F1. Newey tem feitos carros campeões e com uma supremacia magistral. Para aqueles que não se lembram a hoje suprema Red Bull, até 2004, era a medíocre Jaguar Racing.
Vettel se mostrou um grande piloto, capaz de fazer pilotagens incríveis e uma maturidade que lhe faz merecedor dos dois, e possivelmente três, títulos mundiais que detém. O que paira no ar é a questão quanto a sua capacidade de “tirar leite de pedra”, como Alonso faz costumeiramente, inclusive nesse GP da Índia, em que chegou em segundo lugar a frente de Mark Webber. O Australiano chegou em terceiro lugar mesmo com problemas no Kers. Se Alonso está na luta pelo campeonato é principalmente graças a seus méritos e não ao carro de Maranello, o que já não se pode falar de Vettel.
No próximo Final de Semana já teremos o GP de Abu Dhabi, antepenúltima etapa da temporada, no circuito de Yas Marina. Tudo indica que teremos novamente uma disputa de gato e rato em que o rato mais parece o Speed Gonzáles, conhecido no Brasil como Ligeirinho.
A Corrida:
Massa fez o que parecia possível, segurou Kimi Raikkonen praticamente por toda a corrida e chegou em 6º lugar. Resultado mediano após a renovação de seu contrato. Bruno S. fez uma boa corrida, com algumas belíssimas ultrapassagens e conseguiu marcar mais um pontinho. Sua situação continua difícil, ou arranja um caminhão de dinheiro ou outra equipe para correr.
A demais a corrida foi mediana, valendo apenas ressaltar ainda a melancólica corrida de Schumacher que parece ter se despedido de vez da F1, mesmo antes do fim da temporada.

Confira o resultado final do GP da Índia (60 voltas):
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1h31m10s744
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 9s437
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 13s217
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 13s909
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 26s266
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 44s600
7 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 45s200
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 54s900
9 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 56s100
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 1m14s900
11 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1m21s600
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m22s800
13 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m26s000
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m26s400
15 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 1 volta
16 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
19 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
20 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 2 voltas
22 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 5 voltas

Não completaram:
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - na volta 41
Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - na volta 21
Melhor volta: Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m28s203

Tuesday, October 16, 2012

MASSA - Voto de Confiança



By Andre Botelho
Felipe Massa recebeu um voto de confiança da Ferrari e teve o seu contrato renovado para o ano de 2013. Depois de muitas especulações sobre seu futuro na F1 parece que o piloto brasileiro teve um final feliz.
De todo esse processo, é importante que Felipe entenda o que está nas entrelinhas de sua renovação. Apesar da reação apresentada na segunda metade da temporada, acredito que a renovação com a Ferrari deu-se mais pelas circunstâncias atuais do que pelo desempenho de Massa. Na F1 não existe um piloto pronto e disponível para assumir um carro de Maranello com as características que a Ferrari busca. Com os boatos sobre a contratação de Sebastian Vettel para 2014. Luca de Montezemolo deixou claro que na Ferrari existe um piloto e um escudeiro e nunca dois pilotos. Massa deve entender essa questão e buscar fazer a parte dele sem “atrapalhar” Alonso. Não adianta ficar aborrecido quando mandarem passar ou quando derem preferencias a ele, pois Alonso é o piloto e Massa o escudeiro.
Engana-se quem acha que qualquer piloto pode ser escudeiro da Ferrari. O piloto deve ser competitivo e brigar sempre pelo segundo lugar, atrás de Alonso é claro, pois para a Ferrari muito mais importante do que o campeonato de pilotos é o de equipes. Massa teve que mostrar que pode ajudar a equipe na busca desse título para merecer a renovação, e vem conseguindo fazer isso.
Massa deverá manter esse ritmo e buscar uma vaga em outra equipe de ponta para 2014 se tiver interesse em ser campeão. Existe sempre a possibilidade da vaga deixada por Webber na Red Bull, apesar de não ser a política de a escuderia contratar no mercado. A única possibilidade de isso acontecer na Ferrari é se Fernando Alonso não conseguir desempenhar o papel que dele é esperado, e isso me parece bem difícil.
Acho que o melhor caminho para o brasileiro é lutar muito na Ferrari para conseguir outra equipe de ponta para guiar.

Sunday, October 14, 2012

F-1 GP Korea 2012 - Non-Stop Vettel !




By Andre Botelho
2010-2011-2012?
Sabidamente a Ferrari não tem o melhor carro, mas tem o melhor piloto. Fernando Alonso conseguiu tirar “leite de pedra” para assumir a liderança do campeonato mundial de F1 no GP da Espanha, e reassumi-la no Canadá, além de contar com muita sorte. Mas a sorte do Asturiano parece não ser mais o suficiente para segurar Sebastian Vettel e sua Red Bull. O piloto alemão venceu as últimas 3 corridas e ao fim da corrida da Coreia assumiu a liderança do Mundial de Pilotos.
Com um carro que parece ser o melhor neste momento e com um grande talento, apesar de inferior ao de Alonso, Vettel parece não ter mais adversários a sua altura que possam atrapalhar a conquista de seu tri campeonato legítimo. Alonso fez o melhor que pode na corrida chegando em terceiro lugar, contando ainda com uma pequena ajuda da Ferrari que pediu para Massa, isso mesmo, Massa, não incomodá-lo.
As Red Bull foram dominantes em Yeongam tendo como única ameaça seus dois pilotos que fizerram uma disputa acirrada no início da corrida que, aliás, foi cheio de emoções.
Felipe Massa parece que se reencontrou ao ver o seu emprego realmente ameaçado e vem fazendo uma segunda metade de temporada digna de um piloto Ferrari, superando, inclusive, Fernando Alonso. Caso ele se mantenha nesse caminho deverá conseguir a manutençao de seu emprego na Ferrari para a próxima temporada, inclusive porque, finalmente, está ajudando a equipe no Campeonato de construtores.
Bruno S. Parece que ruma direto para o desemprego. Com mais uma corrida pífia e com o emprego, e patrocínio, de Maldonado garantidos pela reeleição de Hugo Chavez, o brasileiro deverá ficar a pé em 2013. Ou apresenta algo ou nem de HRT andará em 2013.

Confira a classificação final do GP da Coreia do Sul (55 voltas):
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1h36m28s651
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 8s200
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 13s900
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 20s100
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 36s700
6 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 45s300
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 54s800
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 1m09s500
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m11s700
10 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m19s600
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1m20s000
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m24s400
13 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m29s200
14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 1m34s900
15 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 1m36s900
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
18 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
19 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
20 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 2 voltas
Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m42s037
Não completaram:
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 17ª volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 17ª volta
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 2ª volta
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1ª volta

Sunday, October 7, 2012

F-1 GP Japan 2012 - Champions(Vettel) Luck & Massa is Back !




By Andre Botelho
A sorte dos campeões – Parte II
Com base apenas no resultado da corrida, pode se entender que a sorte de Fernando Alonso não lhe sorriu nesse domingo. A meu ver, ela esteve mais presente do que nunca. Um carro de Fórmula 1 possui toda uma preocupação com a segurança, permitindo que o piloto sofra praticamente todo tipo de colisão com uma possibilidade mínima de lesões, mas todo esse aparato possui um ponto fraco; a cabeça do piloto.
Da forma como Alonso rodou e voltou para a pista de frente para os demais competidores (pelo menos uns dez ainda estavam por passar) temi pelo pior. Uma colisão frontal poderia projetar o carro por cima da Ferrari de Alonso, possibilitando uma colisão direta com o capacete do piloto. Por muita, mais muita sorte mesmo, ele escapou ileso do acidente e voltou caminhando tranquilamente para os boxes. Por isso digo que a sorte não lhe abandonou nem por um segundo.
Voltando a corrida, a supremacia das Red Bull se confirmou com um Sebastian Vettel intocável na primeira posição, liderando de ponta a ponta. A grande surpresa foi, finalmente, uma grande corrida de Felipe Massa. Após largar em décimo, fez sua costumeira boa largada, conseguiu se desvencilhar de todos os problemas a sua frente e pulou já na segunda curva para a quarta posição. Fez um bom trabalho na perseguição de Button e Koba e após a parada nos pits dos dois pilotos, conseguiu tirar a diferença na pista ultrapassando a ambos em sua parada. Controlou a corrida até o final, mantendo sempre uma distância segura até cruzar a linha de chegada na segunda posição, chegando a um pódio que não via desde 2010.
Bruno S. esteve envolvido em trapalhadas e acidentes que lhe custaram uma punição, equivocadamente, prejudicando uma corrida que parecia lhe levar à zona de pontuação. Continua tendo que mostrar mais se quiser ter emprego em 2013.
A F1 segue para a Coreia já no próximo final de semana aonde poderemos ter uma mudança de rumos no campeonato, já que a vitória de Vettel e o abandono de Alonso diminuiu a vantagem do espanhol de 29 para 4 pontos.
NOTA: Grosjean, o “maluco da primeira volta” segundo Webber aprontou novamente. O aproveitamento desse rapaz é impressionante, se envolvendo em acidentes em metade das corridas que fez. Esse rapaz tem se mostrado um perigo e a sua permanência no campeonato deve ser reavaliada com bastante cuidado.

Confira o resultado final do GP do Japão, 15ª etapa da temporada:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1h28m56s242
2 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 20s639
3 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 24s538
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 25s098
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 46s490
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 50s424
7 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 51s159
8 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 52s364
9 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 54s675
10 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m06s919

11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m07s769
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m23s400
13 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 1m28s600
14 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 1m28s700
15 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
19 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta

Não completaram:
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - na 39ª volta
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - na 34ª volta
Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - na 19ª volta
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - na 1ª volta
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - na 1ª volta

Melhor volta - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m35s774