Sunday, September 2, 2012

F-1 GP Belgian 2012 - Button's Strike !




By Andre Botelho
Grande Corrida após as Férias.
A corrida de ontem em Spa-Francorchamps começou com tudo. Além da largada queimada por Pastor, que cada vez mais se mostra um trapalhão, tivemos inda na primeira curva Romain Grosjean resolvendo fazer sua Lotus literalmente levantar voo. A “aventura” custou caro para Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Sérgio Perez, que tiveram seus carros completamente destruídos. Apesar de espetacular o acidente felizmente não fez vítimas, mas Alonso viu o carro do franco-suiço passar bem perto de seu capacete e de sua mão esquerda. O susto foi tão grande que Alonso não conseguia nem esboçar reações contra Grosjean.
Após o acidente a corrida recomeçou com grandes disputas pelas posições atrás do líder, uma vez que Button fez uma corrida impecável e não foi ameaçado nenhuma vez. As frequentes mudanças de posições e inúmeras disputas foram uma constante até o final, a ponto de ficarmos aguardando a linha de chegada para saber quem ocuparia as posições entre o terceiro e sexto colocados.
O segundo grande nome da corrida, já que indiscutivelmente o primeiro foi Button, foi um renovado Vettel, que largou em décimo e chegou em segundo.
Os brasileiros fizeram corridas semelhantes, mas com resultados bem diferentes. Felipe Massa, que largou em 14º, conseguiu chegar em quinto, fazendo uma corrida consistente, e ainda segurou Webber, principal rival de Alonso até o momento na luta pelo campeonato, em 6º. Já Bruno S. fez uma boa corrida e deveri ter marcado ponto se não fosse uma péssima estratégia de boxes da Williams que o deixou com um pneu furado e a 12º colocação.
Essa corrida serviu para dar mais emoção ao campeonato, já que a diferença entre Alonso e Webber caiu de 40 para 24 pontos. Felipe Massa me parece que está, pouco a pouco, garantindo mais um ano de contrato com a Ferrari, já que Vettel deverá ser piloto de Maranello em 2014 e nenhum piloto vai querer se aventurar em uma nova equipe com a certeza de um único ano de contrato. Para isso, basta ele não fazer a equipe passar vergonha como vinha fazendo. Já Bruno S. tem que apresentar mais se quiser fazer carreira na categoria. O sobrenome e o “pouco” dinheiro que ele traz podem não ser suficiente para garantir seu lugar na F1 se não se mantiver em uma temporada regular.
OBS: Depois do boliche na corrida da Bélgica, Grosjean recebeu suspensão de uma (01) corrida, com isso não participará do GP de Monza na próxima semana.

Confira a classificação final do GP da Bélgica (44 voltas):
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1h29m08s530
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 13s624
3 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 25s334
4 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 27s843
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 29s845
6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 31s244
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 53s374
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 58s865
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m02s982
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m03s783
11 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1m05s111
12 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 1m11s529
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m56s119
14 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
15 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
16 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
17 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
18 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta

Não completaram:
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 14 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 39 voltas
Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 43 voltas
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 43 voltas
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 43 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 43 voltas

No comments:

Post a Comment