Sunday, May 13, 2012

F-1 GP Espanha 2012 - Maldonado, Frank Williams e Fogo




By Andre Botelho
Carreras son carreras...
Como já dizia o grande Juan Manoel Fangio, “carreras son carreras”. Após uma breve parada na transição para a temporada europeia da F1, surpresas impensáveis até a última quinta-feira mostraram-se reais.
Com uma corrida extremamente consistente e madura, Pastor Maldonado venceu o GP de Barcelona 2012. Maldonado guia uma Williams (FW-70 em homenagem aos 70 anos de Frank Williams), carro outrora extremamente vencedor, mas que atualmente figura (ou figurava?!?!?) no escalão intermediário das equipes e até o penúltimo GP brigava por pontos. Pastor classificou o carro na segunda posição do grid, mas acabou beneficiado pela punição de Hamilton, herdando a Pole Position. Não teve vida fácil na corrida, sendo ultrapassado por Fernando Alonso (outra surpresa da corrida) e permanecendo em sua cola até a segunda parada nos pits, quando a estratégia da Williams devolveu-lhe a primeira colocação.
Após essa ultrapassagem, Fernando Alonso foi à sua caça por inúmeras voltas, não conseguindo a ultrapassagem deixando a vitória para o primeiro venezuelano a vencer uma corrida de F1.
A Lotus fechou o podium com Kimi e ainda teve Grosjean em quarto lugar, mostrando ser a equipe mais consistente do grid e que em breve deverá alcançar uma vitória. Já McLaren e Red Bull parecem ter se perdido um pouco no desenvolvimento dos carros e perderam espaço em Barcelona.
O Campeonato de 2012 teve cinco corridas com não só cinco pilotos, mas com cinco equipes diferentes vencendo corridas. Esse fato não ocorria desde 1983 com ..... e mostra o quão emocionante está o campeonato de 2012. Tudo indica que veremos a decisão do mundial de pilotos e de equipes somente no GP Brasil, última etapa, em novembro.
O destaque negativo fica para a pífia participação dos brasileiros. Bruno S. e Felipe Massa tiveram, respectivamente, seus companheiros de equipe em 1º e 2º lugares e não fizeram absolutamente nada. Massa ainda chegou a andar entre os dez primeiros mas foi punido e terminou em 15º lugar. A Ferrari já está suplicando por sua ajuda para tentar brigar pelo campeonato de equipes. O currículo dele já deve estar sendo enviado para outras equipes ou outras categorias.
Já Bruno S. fez barba cabelo e bigode. Rodou no treino, ficando no Q1 e largando em 17º. Após uma razoável largada, perdeu rendimento, figurando sempre na 2ª metade do pelotão e ainda foi “atropelado” por Schumacher em uma manobra extremamente desastrada de ambos. Terrível!!! O que abona Bruno S. é que pelo menos ele tem 7 vezes mais pontos que o companheiro brasileiro, 14 x 2. QUE FASE!!!

No comments:

Post a Comment