Sunday, May 27, 2012

F-1 GP Monaco 2012 - Webber the 6th Winner in 6 Races





By Andre Botelho
Um recorde histórico merecia uma corrida melhor!!!
A vitória de Mark Webber entrou para a história. Não por ele ter vencido uma corrida, fato já ocorrido anteriormente inclusive em Mônaco, mas pelo fato dele ser o sexto vencedor em seis etapas do campeonato de F1. No GP de Mônaco esse recorde foi batido. Em mais de 60 anos de campeonato, nunca havíamos tido seis vencedores diferentes nas seis primeiras etapas do campeonato. Posso afirmar que em muitos campeonatos inteiros não tivemos seis vencedores distintos.
Além do recorde, não há muito do que se falar da corrida. No decorrer do GP formaram-se algumas filas indianas nos diversos pelotões e ninguém passou ninguém. Aqueles que ousaram fazê-lo, na maioria dos casos, acabaram em acidentes.
Vettel foi o piloto que conseguiu ganhar mais posições devido a sua estratégia de pista que lhe permitiu chegar em quarto lugar.
A grande decepção ficou por conta de Jason Button que acabou fora da zona de pontuação.
Felipe Massa fez a sua melhor corrida do ano e acabou em sexto lugar. Cada vez mais a agua está subindo e já está na altura do pescoço. Se ele não conseguir urgentemente brigar por vitórias a sua demissão é certa.
Bruno S. fez mais uma corrida consistente e abocanhou mais alguns pontos. Exceto na corrida vencida por Maldonado, ele vem andando na frente do companheiro quase sempre. Vamos acompanhar.
Aguardemos a corrida do Canadá para termos uma real noção de como andam as equipes nesse campeonato que, até então, vem se mostrando totalmente aberto.

Sunday, May 13, 2012

F-1 GP Espanha 2012 - Maldonado, Frank Williams e Fogo




By Andre Botelho
Carreras son carreras...
Como já dizia o grande Juan Manoel Fangio, “carreras son carreras”. Após uma breve parada na transição para a temporada europeia da F1, surpresas impensáveis até a última quinta-feira mostraram-se reais.
Com uma corrida extremamente consistente e madura, Pastor Maldonado venceu o GP de Barcelona 2012. Maldonado guia uma Williams (FW-70 em homenagem aos 70 anos de Frank Williams), carro outrora extremamente vencedor, mas que atualmente figura (ou figurava?!?!?) no escalão intermediário das equipes e até o penúltimo GP brigava por pontos. Pastor classificou o carro na segunda posição do grid, mas acabou beneficiado pela punição de Hamilton, herdando a Pole Position. Não teve vida fácil na corrida, sendo ultrapassado por Fernando Alonso (outra surpresa da corrida) e permanecendo em sua cola até a segunda parada nos pits, quando a estratégia da Williams devolveu-lhe a primeira colocação.
Após essa ultrapassagem, Fernando Alonso foi à sua caça por inúmeras voltas, não conseguindo a ultrapassagem deixando a vitória para o primeiro venezuelano a vencer uma corrida de F1.
A Lotus fechou o podium com Kimi e ainda teve Grosjean em quarto lugar, mostrando ser a equipe mais consistente do grid e que em breve deverá alcançar uma vitória. Já McLaren e Red Bull parecem ter se perdido um pouco no desenvolvimento dos carros e perderam espaço em Barcelona.
O Campeonato de 2012 teve cinco corridas com não só cinco pilotos, mas com cinco equipes diferentes vencendo corridas. Esse fato não ocorria desde 1983 com ..... e mostra o quão emocionante está o campeonato de 2012. Tudo indica que veremos a decisão do mundial de pilotos e de equipes somente no GP Brasil, última etapa, em novembro.
O destaque negativo fica para a pífia participação dos brasileiros. Bruno S. e Felipe Massa tiveram, respectivamente, seus companheiros de equipe em 1º e 2º lugares e não fizeram absolutamente nada. Massa ainda chegou a andar entre os dez primeiros mas foi punido e terminou em 15º lugar. A Ferrari já está suplicando por sua ajuda para tentar brigar pelo campeonato de equipes. O currículo dele já deve estar sendo enviado para outras equipes ou outras categorias.
Já Bruno S. fez barba cabelo e bigode. Rodou no treino, ficando no Q1 e largando em 17º. Após uma razoável largada, perdeu rendimento, figurando sempre na 2ª metade do pelotão e ainda foi “atropelado” por Schumacher em uma manobra extremamente desastrada de ambos. Terrível!!! O que abona Bruno S. é que pelo menos ele tem 7 vezes mais pontos que o companheiro brasileiro, 14 x 2. QUE FASE!!!