Sunday, May 26, 2013

F-1 GP Monaco 2013 - Rosberg's Legacy: like father, like son ( 1983 & 2013 ) !








Kimi Raikkonen's Driving Lesson

By Leonardo Barroso
Monaco is a circuit like no other, first isn't a racing track, but regular streets on the beautiful Monte Carlo, having the full Cote D'Azur at its feet.
The main aim at Monaco is to conquer the Pole Position, for it is really difficult to overtake another car in this narrow lanes.
Nico Rosberg was perfect through out all weekend, made the pole, with fellow mate Lewis Hamilton at his side, and with the Red Bulls behind.
The race was in its normal pace, but there were crashes, more than usual. Felipe Massa hit not only once, but twice, at same place. Grosjean is now officially the "Hit-Man" and again destroying his Lotus.
At the first pit, Mercedes made its only mistake, having both cars at the same time, with Lewis falling from second to fourth.
But everything else was nice and okay, with Nico leading and Vettel and Webber not willing to take the first place.
Nico won 30 years after his father, 1982 F-1 World Champion Keke Rosberg, won at the same track in 1983.
But the best went last, Kimi Raikkonen was fifth with six laps to the finish line, when the almost crazy, Sergio Perez, tried to overtake Kimi, and hit Lotus's rear tyre. Raikkonen was in his 23rd consecutive point-race, and had to go in and change tires, having five laps to end, dropped to 16 place, and when everyone had Kimi done for the day, he made one of the best 3 laps I ever saw. He went to finish 10th in three laps, overtaking 6 cars in the impossible overtaking circuit of Monaco. WONDERFUL !!!!
GREAT JOB KIMI !!!

Confira o resultado final do GP de Mônaco:
1 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR)
3 - Mark Webber (AUS/RBR)
4 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
5 - Adrian Sutil (ALE/Force India)
6 - Jenson Button (ING/McLaren)
7 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR)
9 - Paul Di Resta (ESC/Force India)
10 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
11 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
12 - Valteri Bottas (FIN/Williams)
13 - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
14 - Max Chilton (ING/Marussia)
15 - Giedo Van der Garde (HOL/Caterham)
Abandonaram a prova:
Sergio Pérez (MEX/McLaren)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Daniel Ricciardo (AUS/STR)
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth)
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault)
Felipe Massa (BRA/Ferrari)
Charles Pic (FRA/Caterham-Renault)

Sunday, May 12, 2013

F-1 GP España 2013 - Alonso's Triumph and Ferrari's Comeback !






By Andre Botelho
A Força da Ferrari e de Alonso!!!
No GP da Espanha de F1 o Fernando Alonso demonstrou mais uma vez por que sempre é um dos candidatos ao título do mundial de F1. O Espanhol largou em 5º, atrás das duas Mercedes de Kimi e de Vettel e buscou a vitória desde a primeira volta. Alonso fez duas ultrapassagens ainda na primeira volta e administrou bem os pneus e os momentos de trocas para ultrapassar Vettel e Rosberg e seguir a passos largos para mais uma vitória na F1. Com essa vitória, o espanhol diminuiu a desvantagem para Vettel em 11 pontos, ficando com uma desvantagem de 17 para o Alemão e de 13 para Kimi.
Kimi, aliás, tem se mostrado um personagem interessante desde seu retorno à F1. Ano passado disputou o título até as últimas corridas e este ano está em segundo na classificação com uma desvantagem de apenas 4 pontos em relação à Vettel. Ninguém o vê como protagonista, ninguém fala dele como postulante ao título, mas está constantemente no pódio e sempre nas primeiras posições do campeonato. Numa dessas ele acaba campeão e ninguém sabe de onde ele veio...
Felipe Massa foi punido, de forma duvidosa, por um ocorrido no trino de sábado com Mark Webber e acabou caindo de 6º para 9º no grid de largadas. Esse fato parece ter mexido com os brios do piloto que fez uma de suas melhores corridas dos últimos tempos, fazendo três ultrapassagens na primeira volta e escalando o pelotão até se consolidar na terceira posição, não alcançando o segundo posto graças À estratégica de uma parada a menos de Kimi Raikkonem. Resta saber se ele precisará ser punido toda corrida para fazer um trabalho digno de um piloto Ferrari.
Outro ponto a ser destacado é o fraco desempenho das Mercedes em corridas. Largando em 1º e 2º, Rosberg e Hamilton chegaram em 6º e 12º lugares respectivamente. Os carros alemães são extremamente rápidos mas não tem equilíbrio para conservar os pneus, o que prejudica em muito o desempenho nas corridas. Com o investimento que a fábrica alemã tem feito, a equipe precisa reagira rapidamente.
Outra decepção, esse ainda maior do que a Mercedes, é a McLaren. A equipe inglesa vem agonizando no meio do pelotão e mesmo com um grande esforço de Button, que não passou da oitava posição, e Perez da 9ª. A equipe está atrás da Force Índia no campeonato de construtores, o que mostra a situação do time de Woking na temporada 2013. A necessidade de recuperação é iminente, sob o risco de trilhar o mesmo caminho de uma de suas maiores rivais, a Williams.
O próximo GP é o de Mônaco e é possível que tenhamos uma corrida muito mais emocionante do que o de costume graças aos Pneus fornecidos pela Pirelli, que vêm fazendo a diferença nessa temporada.

Confira o resultado final do GP da Espanha:
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 66 voltas, em 1h39m16s596
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 9s300
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 26s00
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - a 38s200
5 - Mark Webber (AUS/RBR) - a 47s900
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1m08s000
7 - Paul di Resta (ESC/Force India) - a 1m08s900
8 - Jenson Button (ING/McLaren) - a 1m19s500
9 - Sergio Pérez (MEX/McLaren) - a 1m21s700
10 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - a 1 volta
11 - Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
12 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 1 volta
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1 volta
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 1 volta
16 - Valteri Bottas (FIN/Williams) - a 1 volta
17 - Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
18 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 2 voltas
19 - Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas

Não completaram a prova:
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - acidente (volta 52)
Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - roda solta (volta 21)
Romain Grosjean (FRA/Lotus) - quebra da suspensão (volta 8)